terça-feira, 5 de abril de 2011

Cursos e conquistas são destacados nos cinco anos do CAA


O anúncio do processo de criação dos cursos de Comunicação Social/Jornalismo, Música e Medicina e o orçamento aprovado para construção do Restaurante Universitário no Campus de Caruaru marcaram a sessão solene da reunião do Conselho Universitário da UFPE, na última sexta-feira (1º), realizada, excepcionalmente, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA). A iniciativa deu tom festivo às comemorações dos cinco anos de inauguração do CAA, primeiro campus da UFPE no interior do Estado.

Entre as conquistas de 2010, estão o conceito máximo (5) na avaliação de regulação do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento do curso de Pedagogia e os trabalhos de alunos de Design selecionados para exposição na cidade do Porto, em Portugal. Entre as obras de expansão, destacam-se a construção a Casa do Estudante, a conclusão da segunda etapa e a conclusão das obras da terceira etapa do Campus.

Presidindo o Conselho, o reitor Amaro Lins enfatizou o apoio do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, com seus ministros, manteve-se firme no compromisso de levar a educação superior para o interior do Estado. Ele lembrou o clima de desconfiança que permeou a inauguração do projeto de interiorização que, à época, não contava com verba orçamentária específica para sua execução. O reitor também agradeceu o apoio da comunidade da UFPE e, em particular, dos docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes do Campus do Agreste.

Segundo o reitor, educação é uma decisão política, construída e dirigida para o povo, não apenas para a formação profissional, mas para a cidadania. “Penso em uma Universidade para promover a justiça social, o desenvolvimento econômico, oportunidade para os jovens e transformação das famílias”, afirmou.

Para o professor Mariano Aragão, diretor do CAA, a colaboração de autoridades políticas da região e do Estado, docentes, funcionários e da própria comunidade foram fundamentais para a garantia do bom desempenho e funcionamento do projeto que está na segunda fase de construção.

Atualmente, o Centro Acadêmico do Agreste oferece seis cursos de bacharelado e quatro licenciaturas, dois cursos de Especialização e três cursos de mestrado. O corpo discente é composto por 3, 6 mil alunos, 94,5% deles oriundos de 94 cidades do interior de Pernambuco, incluindo Caruaru, e de quatro cidades de outros Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário