quinta-feira, 21 de abril de 2011

ENTREVISTA - MESTRADOS NO CAA

Entrevista realizada com a técnica administrativa: Elenice, designada para a secretaria do Núcleo de formação docente do CAA.

1. Fale um pouco sobre a secretaria de mestrados e quais os objetivos de funcionamento dela no CAA?

A secretaria dos Programas de Pós-Graduação do CAA é um setor recém-criado, cuja equipe conta com dois servidores técnico-administrativos e três auxiliares bolsistas, porém já está em trâmite a designação de um terceiro técnico.
Compete à Secretaria o apoio técnico aos Colegiados dos Cursos de Pós-Graduação em Educação; Economia; Engenharia Civil e Ambiental e suas respectivas coordenações.
As principais atividades são: o registro e o controle acadêmico dos alunos, emissão de documentos, gerenciamento de bolsas, atualização do arquivo de normas e regulamentos institucionais relativos aos Programas, elaboração e manutenção do arquivo de atas, preenchimento do banco de dados da CAPES, etc.; 

2. Quais os mestrados disponíveis até o momento?

Mestrados acadêmicos: Educação; Economia e Engenharia Civil e Ambiental, 

3. Quais os pré-requisitos para ingressar no mestrado do CAA?

É necessário observar cuidadosamente os Editais de seleção porquanto cada Programa traz suas especificidades. Em suma, deve o interessado possuir graduação nas respectivas áreas ou em áreas afins e obviamente obter aprovação com classificação correspondente ao número de vagas ofertadas. 

4. Como esta à demanda pelos cursos? 

Para os mestrados em Economia e Engenharia Civil e Ambiental a concorrência média corresponde a 2 (dois) candidatos/vaga. Para o Mestrado em Educação, 15 (quinze).
 
5) Existe planejamento para a chegada de mestrados na área de administração?

Sim, por parte do Núcleo de Gestão. Temos boas expectativas, mas nada está definido. 

6) Quais as contribuições da implantação dos mestrados do CAA para a região?

Os mestrados do Centro Acadêmico do Agreste expandem o projeto de interiorização das universidades públicas, o que decerto foi uma conquista magnífica para a nossa região e entorno. Hoje muitos têm a oportunidade que eu não tive há alguns anos (não muitos) e isso me deixa feliz.  A pesquisa acadêmica no interior de Pernambuco sai ganhando. 
A implementação dos mestrados do CAA contribuirá para sua ampliação e consolidação por meio da formação científica de pesquisadores pela UFPE. Saem ganhando especialmente a sociedade e o profissional da área de Educação, contemplada com o segundo Mestrado do estado, o qual teve 179 candidatos inscritos em sua primeira seleção discente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário