domingo, 17 de abril de 2011

Produção Intelectual é destaque entre alunos de Administração



EVENTO

No dia 6 de Abril, ocorreu o lançamento do livro: “O homem de negócio contemporâneo”, trabalho do professor Márcio Sá (UFPE/CAA) em conjunto com os estudantes do Centro Acadêmico do Agreste de Administração: Cássio Lucena, Elisabeth Santos, Genildo Almeida, José Rafael Barbosa, Marianny Jéssica, Thyago Fernandes. O evento contou com a participação do diretor do CAA, Prof. Mariano Aragão, o debatedor da noite foi o professor de Filosofia, Fernando Nascimento (UFPE/CAA). 


O LIVRO

O livro traz para o centro do debate um personagem cada vez mais importante numa sociedade de mercado quer gostemos ou não, o homem de negócios, como fenômeno de fundamental relevância social no início do século XXI. Apresentando resultados de pesquisa que visa compreender quem ele é, como pensa, sente e age, o autor oferece ao leitor uma visão em perspectiva histórica sobre a caminhada do homem de negócios desde o início do século passado. Um dos capítulos é dedicado à (re)construção da trajetória de vida de um empresário conhecido nacionalmente, Roberto Justus. Os capítulos cinco, seis e sete apresentam estudos realizados com pessoas que atuam no campo dos negócios em Recife e Caruaru. Algumas sínteses analíticas realizadas, a partir de aspectos fundamentais dos trabalhos de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, são apresentadas no capítulo final juntamente aos avanços alcançados neste livro e direcionamentos futuros da pesquisa.

Importância dos alunos

Dos assuntos abordados no evento de lançamento, o que por si só merece destaque e foi abordado pelo Prof. Marcio Sá, foi à importância do trabalho e da participação dos alunos coautores do livro, o modo como se deu a ideia da publicação a partir de um projeto de pesquisa que se chamava: Você S/A, o homem de negócios do mundo contemporâneo.
Do lado dos alunos, a declaração de José Rafael, aluno do 6º período de Administração (UFPE-CAA) e coautor do livro, sobre a quebra do paradigma da hierarquia professor x aluno, onde o professor detinha todo o conhecimento e não havia a intenção de se dividir conhecimento de forma mais ampla e com resultados e sucesso dividido.
Eventos como esse, com resultados concretos, tem a intenção de despertar nos estudantes o desejo da produção cientifica, contribuindo de forma ativa na área das ciências administrativas que deseja atuar/trabalhar.

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